COACHING

Coaching 4A origem da palavra ‘coaching’ vem de uma cidade na Hungria, século XV, onde se produziam carruagens. A palavra foi associada à figura do cocheiro, homem que conduzia a carruagem (coche) de um lugar a outro.  Com o passar do tempo, o termo passou a ser utilizado pelas universidades americanas, que começaram a chamar os instrutores de atletas de coach (treinador).

Há diversos tipos de coaching e essa classificação acontece de acordo com a área onde é aplicado.

Coaching Executivo: voltado a orientar executivos que tenham como objetivo melhorar sua performance.

Coaching Empresarial (Negócios): a empresa contrata o Coach para desenvolver um trabalho com o corpo gerencial e suas equipes.

Coaching de Vida (Life Coaching): lida com a vida do cliente em todas as suas dimensões – aspectos pessoais e profissionais, saúde, relacionamentos, etc.

Coaching de Carreira: orientar pessoas na busca de um trabalho, mudança de carreira, retorno ao mercado de trabalho, retorno após afastamento.  Não tem relação com teste vocacional.

Coaching Esportivo: normalmente o coach é um atleta sênior, bem sucedido em sua carreira. Ele orienta o atleta no estabelecimento de metas e valores e o ajuda na construção das habilidades no esporte escolhido.

Não importa a área de atuação, as habilidades do coach são as mesmas.  O coach lida com o cliente e não com o problema.

Importante salientar que o coaching não deve ser confundido com outras abordagens de desenvolvimento pessoal e profissional.

  • Treinamento: questões relacionadas à aprendizagem de um assunto. A pessoa contratada tem o conhecimento específico da área; ensina a fazer.
  • Mentoring: questões relacionadas à empresa, como agir no âmbito profissional. O mentor é um alicerce profissional, um exemplo a ser seguido, um guia.
  • Consultoria: questões e problemas da empresa. O consultor é especializado e experiente num determinado setor; ele dá respostas.
  • Terapia: questões de ordem física, psíquica e emocional; a busca pelo equilíbrio e autoconhecimento.
  • Coaching: questões de desempenho, ampliação de recursos, mudanças específicas. O coach entra com as perguntas para que o cliente acesse suas respostas.

Independentemente da área ou do objetivo a ser alcançado, o processo de coaching seguirá uma metodologia e utilizará as ferramentas mais eficientes e eficazes à intervenção para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.

                              “O HOMEM É O ÚNICO ARQUITETO DE SEU FUTURO”                                                                                                                              William James

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para COACHING

  1. Isidro Navaes disse:

    Parabéns Cris e muito sucesso na sua carreira, muito legal seu blog!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s