OS QUATRO ACORDOS

Os quatro acordosOs Quatro Acordos é um livro sobre a sabedoria Tolteca. Os Toltecas eram conhecidos em todo o sul do México como “mulheres e homens de conhecimento.” Eram cientistas e artistas que formaram uma sociedade para estudar e conservar o conhecimento espiritual e as práticas de seus antepassados. Formaram uma comunidade de mestres (naguales) e estudantes em Teotihuacán, a cidade das pirâmides próxima a Cidade do México.

Em função do mau uso desses conhecimentos e com o objetivo de protegê-los das pessoas que não estavam preparadas para utilizá-los em prol da humanidade, os mestres se viram obrigados a escondê-los ao longo dos milênios.

As antigas profecias prognosticavam que chegaria o momento que tal sabedoria deveria ser devolvida às pessoas. É através de Dom Miguel Ruiz, um nagual da linhagem dos Guerreiros da Águia, que os poderosos ensinamentos toltecas estão sendo divulgados.

O conhecimento tolteca é descrito como uma maneira de viver que se distingue por seu fácil acesso à felicidade e ao amor.

Se adotados, esses quatro acordos criarão o poder pessoal necessário para a realização de um novo sonho; o sonho pessoal do céu.

PRIMEIRO ACORDO:  SEJA IMPECÁVEL COM TUAS PALAVRAS

  • Fale com integridade;
  • Diga apenas o que você sabe;
  • Evite usar suas palavras para falar contra si mesmo ou para fofocar sobre o outros;
  • Use o poder de suas palavras na direção da verdade e do amor.

Uma palavra mal colocada pode imprimir no outro e em si mesmo, um senso de incompetência, de fragilidade. São as chamadas crenças disfuncionais. 

SEGUNDO ACORDO:  NÃO TOME NADA COMO SENDO PESSOAL

  • Nada do que os outros fazem é por sua causa;
  • O que os outros dizem e fazem é uma projeção da própria realidade;
  • Quando você está imune às opiniões e ações dos outros, você não se torna uma vítima da necessidade do sofrimento.

Não se tem responsabilidade pelos atos dos outros, apenas pelos próprios atos.  As pessoas pensam, agem de acordo com suas próprias convicções e deixar-se afetar por elas é deixar-se contaminar pelo lixo emocional.  Este acordo rompe com a idealização de que tudo e todos giram ao redor de si mesmo.

 TERCEIRO ACORDO:  NÃO FAÇA SUPOSIÇÕES

  • Encontre a coragem para perguntar e expressar o que realmente quer;
  • Comunique-se com os outros tão claramente quanto puder de modo a evitar falta de entendimento;
  • Com somente este acordo você pode transformar completamente sua vida.

Fazer suposições é procurar problemas, pois elas acabam virando verdades. Depois vem a expectativa, que é de quem a criou e não do outro e fatalmente não será atendida. Como consequência, vem a decepção.  Uma comunicação mais clara e precisa resultará em entendimentos e relacionamentos mais saudáveis.

QUARTO ACORDO:  SEMPRE FAÇA O SEU MELHOR

  • O seu melhor sempre pode mudar (ser melhor), momento após momento;
  • Em qualquer situação, simplesmente faça o seu melhor e você irá evitar o sentimento de culpa, a autopunição e o arrependimento.

Este acordo refere-se à realização dos três primeiros. Fazer o seu melhor significa fazer por amor e não pela espera de reconhecimento.  É estar pleno na vida.

Os Quatro Acordos oferecem a possibilidade de acabar com a dor emocional; romper com as crenças negativas.  Tais crenças, que já viraram hábitos,  são tão resistentes que podem fazer este processo parecer impossível.   Todos nascem com o direito de ser feliz, e para isso não é necessário muitos conhecimentos ou grandes conceitos filosóficos. Não culpe ninguém, nem a você mesmo, pelas feridas e não te preocupes com o futuro. Viva o presente, da melhor forma possível.

Talvez não possamos escapar do destino do ser humano, mas podemos escolher entre sofrer nosso destino ou desfrutar dele, entre sofrer ou amar e ser feliz, entre viver no inferno ou viver no céu.  QUAL É A SUA ESCOLHA?

O HOMEM LIVRE É SENHOR DA SUA VONTADE E ESCRAVO SOMENTE DA              SUA CONSCIÊNCIA.”     

                                                                                                                          Aristóteles

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s